terça-feira, 25 de setembro de 2007

Globo satiriza briga pela vice-liderança nacional








Emissora publica anúncio dizendo que tanto Record quanto SBT estão longe de alcançar sua liderança






Para esquentar ainda mais a 'guerra' pela audiência iniciada na semana passada, quando a Rede Record (clique aqui) e, posteriormente, o SBT (veja aqui), decidiram veicular anúncios intitulando-se os vice-líderes no ranking nacional de emissoras televisivas, a Rede Globo decidiu entrar na briga nesse último domingo, 23.Em um anúncio de mídia impressa de página inteira, a emissora carioca satiriza a disputa pela vice-liderança travada entre as concorrentes e reproduz os anúncios feitos pela Record e pelo SBT, dizendo que ambas ainda estão bem distantes de alcançá-la na pontuação da audiência. As frases do anúncio - desenvolvido pela agência W/Brasil - reforçam a liderança da Rede Globo. "É emissora R para cá, é emissora B para lá.O fato é que a soma das duas não chega nem perto da emissora tamanho G".Para embasar sua afirmação, a Globo publicou uma tabela, com dados do Ibope Telereport PNT, do último mês de agosto, que mostra os programas de maior audiência da televisão nacional. De acordo com tais dados, os vinte primeiros programas da lista fazem parte da programação da Rede Globo.O principal objetivo da emissora é afirmar sua posição e esclarecer o público acerca dos índices de audiência. A peça foi veiculada nos principais jornais do País do último domingo e também estarão presentes na próxima edição das revistas semanais de grande circulação. A emissora pode veicular novos anúncios do gênero, de acordo com o desenrolar da disputa do podium televisivo nacional.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Google lança programa de anúncios em celulares


Google lança programa de anúncios em celulares


De olho no mercado publicitário em celulares, o Google lançou o programa de anúncios ‘AdSense for Mobile’. O sistema direciona links patrocinados pelo Google para conteúdo de sites móveis. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil. A plataforma vai se integrar ao programa AdWords, oferecido pelo Google para celulares e smartphones. Desde a metade do ano passado, usuários testavam o sistema que oferece palavras-chave gratuitas para atrair anunciantes. Segundo a empresa, o ‘AdSense for Mobile’ é a primeira opção para proprietários de sites móveis que desejam ganhar com as páginas. A nova plataforma está disponível nos Estados Unidos, Inglaterra, China, Japão, Espanha, França, Alemanha, Itália, Irlanda, Rússia, Holanda e Austrália. O investimento do Google em publicidade móvel já era esperado por especialistas. De acordo com pesquisa do Kelsey Group, o segmento de buscas realizadas em celulares crescerá de US$ 33,2 milhões em 2007 para 1,2 bilhões de dólares em 2012. O estudo revela que os serviços de mapas e GPS em celulares também ajudarão a aquecer o mercado publicitário.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Gisele Bündchen só veste água em nova campanha da Grendene


A top model brasileira nº 1 do mundo já desfilou em Los Angeles e nos sambódromos, visitou uma tribo indígena e saiu de lá inteira tatuada. Tudo isso calçando sua Ipanema Gisele Bündchen, sandálias da Grendene assinadas pela modelo. Desta vez, a marca volta a inovar e aprova uma campanha “na fé”, adjudicando-se ao talento da W/Brasil, responsável pela criação e concepção da empreitada.“Temos de dar o crédito ao anunciante, que confiou em nós quando dissemos que iríamos fazer uma campanha na qual a Gisele estaria nua, mas vestida de água (nos anúncios), e que faríamos a água falar (no comercial)”, conta Rui Branquinho, co-presidente da agência e diretor de criação da campanha.

A W/Brasil buscou novamente surpreender, ao contrário de simplesmente relacionar a modelo à marca. “As campanhas feitas com a Gisele de vez em quando são ‘apenas’ ela”, afirma, “o que não é pouco”, complementa sabiamente, “mas é a coisa mais fácil do mundo. Queríamos – como em todas as participações dela para a Grendene – que tivesse algo a mais e que se diferenciasse das campanhas usuais”, explica Branquinho

Com isso em mente, Branquinho e Celso Alfieri (diretor de arte da W) surgiram com o tema “Ipanema Gisele Bündchen G2B. Porque a Terra é azul”, com forte apelo à preservação dos recursos hídricos e à conscientização dos mesmos. Em 2006, a Grendene e a top apoiaram a causa das águas, por meio do programa Y Ikatu Xingu (do Instituto Socioambiental – ISA), que defende a preservação da bacia hidrográfica do rio Xingu

A água como tema já não é algo muito novo. E talvez por isso seja difícil reinventar o assunto e torná-lo atraente ao público. Ainda mais intrincado é fazer com que o tópico se equipare à imagem de Gisele, algo quase impossível. Mas é fato que a dupla de criação da W/Brasil conseguiu, no mínimo, nivelar as duas mensagens.

Para tanto, a água teve de falar e de vestir. No filme, produzido pela Conspiração e dirigido pelo renomado Andrucha Waddington, uma máquina criada pelo artista alemão Julius Popp faz com que trilhares de gotas transformem-se em palavras desenhadas pela água, à medida que jorram do alto e caem no solo. Palavras como “vida”, “beleza”, “pense”, “preserve”, “respeite” e o mapa do Brasil aparecem em gotas de chuva como se caíssem do céu.

É o primeiro comercial em que Popp expõe a sua instalação de arte para o mundo. “Ele ficou meio ressabiado por fazer um filme no Brasil e ter de trazer todo o equipamento para cá, mas acabou aceitando”, conta Alfieri. “Foi a combinação perfeita, porque a Gisele faz nas peças o que mais sabe: posar e desfilar”, completa.Um detalhe: toda a água utilizada na produção do filme foi reaproveitada – no final da gravação, a água serviu para a limpeza e lavagem do estúdio e também para a irrigação das plantas dos jardins. A cada nova seqüência, a mesma água era reutilizada graças ao mecanismo da tecnologia da máquina de Popp, denominada Bit.fall. Não há sequer um efeito de computador nas filmagens

Nas peças impressas, Gisele aparece elegantemente adornada apenas por um vestido feito inteiramente de água. Na execução dos anúncios, a top foi fotografada em Nova Iorque – de biquíni – em diversas poses, por Paulo Vainer. No Brasil, uma outra modelo com características semelhantes foi clicada por Ricardo Zuffo ao mesmo tempo em que baldes d´água eram despejados e lançados sobre seu corpo. O trabalho de composição levou seis meses, a partir da técnica de sobrepor a água do corpo da modelo ao corpo de Gisele. “Não é muito tempo se considerarmos o nível de detalhamento dos anúncios”, pontua Alfieri, que deixou a cargo do próprio Zuffo e sua equipe o trabalho da composição da imagem final. “Se fizéssemos tudo aqui seria preciso mais seis meses e teríamos de parar todos os outros trabalhos da agência, devido à complexidade do projeto, que demanda o uso de dezenas de computadores ao mesmo tempo”, completa.O filme tem versões de 60 e 30 segundos e será veiculado pela primeira vez no intervalo do Fantástico, no próximo domingo, 16 de setembro. O trabalho impresso entra em divulgação a partir de 26 de setembro, composto por três imagens da modelo, a assinatura da campanha, os novos modelos da sandália e os projetos apoiados pela empresa. E, no rodapé da peça, a frase: “Gisele Bündchen e Ipanema apóiam a causa das águas através de diferentes programas de conservação e preservação”. A agência criou também pôsteres que serão encartados nas revistas Caras e Veja.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

PÉ DE ANJO

Mais um show de direção de arte e de títulos para as sandálias Havaianas
















agência: AlmapBBDO
criação: Marcello Serpa e Cássio Zanatta